Análise Técnica: Guia Melhores Ferramentas Para Análise de Gráficos

Hoje vamos com mais um guest post de um dos meus alunos do meu desafio de trading… Eu não uso essas ferramentas de análise técnica de ações, mas elas existem e muitos traders as usam, então é melhor ficar ligado e conhecer elas do que ficar para trás!

Para referência, estes são os 5 melhores padrões de penny stock que eu dou mais atenção

Aqui está o guest post de um dos meus alunos:

Existem tantas ferramentas de análise técnica por aí e é muito fácil ficar sobrecarregado. Algumas das ferramentas são complexas em relação a sua matemática, mas são fáceis de usar. Ao usar análise técnica para controlar compra e venda que não contenha as análises fundamentais, tente manter a escala de tempo menor. Segurar muito tempo pode te deixar vulnerável a algo inesperado.

Simple Moving Average

O simple moving average (SMA) te fornece a média diária dos últimos x números de dias. Usar períodos de tempo de 20 dias, 50 dias e 200 dias são comuns. Isso fornece três níveis diferentes de informação de tempo. Os SMAs são tipicamente usados para fornecer áreas de suportes e resistências. Os cruzamentos destas são sinais de compra, venda ou fazer uma cobertura dependendo do caso. Existem variações nos movimentos médios, mas as mais simples já fornecem o que as pessoas precisam. Eles também são efetivos para confirmar outro sinal. A maioria dos indicadores podem ser usados junto da presença de evidências fortes. Apenas fique ciente que alguns indicadores usam informações similares para que eles possam chegar às mesmas conclusões.

MACD

O MACD (Moving Average Convergence/Divergence ou Convergência e Divergência de Médias Móveis) é um exemplo de um indicador usando dados similares ao do SMA, mas com diferentes cálculos resultantes. Este indicador é bem versátil e as linhas podem ser usadas junto com as barras. Em relação as linhas, quando a linha mais rápida cruza a linha mais lenta, isso pode ser um aviso de um sinal inicial. Esperar as barras confirmarem a tendência pode funcionar também, mas muito ganho pode ser deixado para atrás. As barras invertem de posição rapidamente quando as linhas se cruzam, mas cuidar o movimento da linha pode te dar uma confirmação antecipada. Se a inclinação da linha de cruzamento parecer nítida, isso será um forte sinal. O objetivo é sempre conseguir ganhos em jogadas rápidas se você faz trades de curto prazo. O cruzamento das barras debaixo da linha base para cima pode ser um movimento rápido porquê isso pode ser uma correção ou a abertura de uma inversão.

Relative Strength Index

O Relative Strength Index (RSI) é complicado em sua matemática. Ele compara ganhos e perdas e então os coloca em um gráfico para ver qual é maior e a magnitude disso. Então, um RSI que está subindo rapidamente significa que o ganho das ações estão rapidamente ultrapassando suas perdas em valores diários para determinado período. O período mais comum é de 14 dias. Assim, 10 dias variados com 10% de ganhos, com 4 dias variados com perdas com menos de 1% significaria um aumento no RSI. O RSI é medido em uma escala de 0-100 e 30 e 70 são usados como linha de sobrevenda e sobrecompra respectivamente. Acima de 70 é sobrecompra e abaixo de 30 é sobrevenda. Muitas pessoas tratam estas linhas como indicadores de breakouts, que tendem a funcionar. A quebra da linha dos 70 pode ser um sinal que a ação está começando um breackout para cima. Isso também pode indicar que a ação está sobrecomprada, que pode ser um sinal divergente, assim, seria bom usar outro sinal em conjunto. O RSI parece mais adequado para julgar a força de um movimento. Com uma tendência, isso pode te dizer se ela é fraca ou forte. Tendências fracas podem mudar perigosamente de posição a qualquer momento. Tendências fortes geralmente apresentam alguns sinais antes de uma mudança.

Baixe a versão PDF desta postagem.

Parabolic SAR

O parabolic SAR é algo popular no mercado de câmbio, mas tem muita utilidade em ações que tem tendências claras. Geralmente as ações tendem a ter tempos de recessão mais comuns que o mercado de câmbio e durante períodos de pequenos movimentos o parabloic SAR é um pesadelo confuso. Tentar entender o que faz o parabolic SAR seria muito cansativo e desnecessário. Isso equivale a um ponto abaixo ou acima de uma vela. Se o ponto está abaixo da vela, esta tendência é ascendente e vice-versa. O interessante sobre o parabolic SAR é que ele lida com as tendências como se elas estivessem sujeitas a sensibilidade do tempo (time decay). Mas isso não é totalmente verdade, quando uma tendência se mantém por muito tempo, uma hora ela vai corrigir, nem que seja para voltar a crescer. O parabolic SAR requer que o ritmo de ganho cresça, porque se elas ficarem na mesma ou começar a ganhar menos por dia, então a tendência está enfraquecendo. O mesmo vale para um declínio. O declínio diário deve se intensificar, caso contrário a tendência pode mudar. Assim que o ponto ir para a parte de cima fecha a posição correspondente. Pode não ser a hora do gráfico virar para o outro lado, porque o parabolic SAR é totalmente inútil quando não há tendências.

Suas próprias linhas e experiências

Indicadores técnicos são ótimos, mas não podem se comparar a sua própria percepção. Isso inclui padrões gráficos e a confiança em si mesmo. Se você ver um padrão que já viu antes, você pode desenhar suas próprias linhas no gráfico e ver se o padrão vai agir da forma esperada. Padrões gráficos que as pessoas estudam são os mais comuns, mas eles não cobrem tudo. As vezes uma ação pode ter 5 picos ao em vez de um pico duplo. É raro, mas pode acontecer. Qualquer veterano pode te dizer que depois de alguns anos observando as ações eles acabam criando um senso de intuição de como a ação vai se movimentar. As vezes indicadores não te dão sinais fortes, mas sua experiência te diz que algo está para acontecer.

Sempre leve em conta sua experiência. Análise técnica é tentar imaginar o futuro baseado nas informações do passado e isso é algo que seu conhecimento pode te dar. Isso pode não parecer como uma ferramenta de análise, mas é importante não ficar preso nas informações que estão nos livros. A informação escrita é boa e normalmente precisa, mas confiança excessiva neles fazem você ignorar o inesperado ou o desconhecido. Nem todas as ações agem da mesma forma, então sua experiência com uma ação específica pode te dizer muito mais que os indicadores comuns.

Posted in Guest Post

Trading Challenge

I Turned $12,415 into $4,838,000 Trading Penny Stocks**. Now it’s your turn to learn from me.

Apply To Work With Me

one comment

Timothy Sykes

Hey Everyone,

As many of you already know I grew up in a middle class family and didn't have many luxuries. But through trading I was able to change my circumstances --not just for me -- but for my parents as well. I now want to help you and thousands of other people from all around the world achieve similar results!

Which is why I've launched my millionaire challenge. I’m extremely determined to create a millionaire trader out of one my students and hopefully it will be you.

So when you get a chance make sure you check it out.

PS: Don't forget to check out my free Penny Stock Guide, it will teach you everything you need to know about trading. :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.