Definição de Objetivos: Teoria e Como Isso Pode Auxiliar o Trader

Você já ouviu falar da Teoria da Fixação de Metas? Eu falei sobre esse tópico no meu 1º Tedx Talk em Sydney, na Austrália (ainda estou esperando ele ficar pronto para poder postá-lo, mas você pode assistir ao vídeo da minha segunda palestra bem aqui). E, embora você pense que isso não se aplica a você, confie em mim!

Basicamente, trata-se de uma abordagem específica para a definição de objetivos de uma forma que os torna mais próximos de serem alcançados. Este é um conceito que começou a ganhar força nos anos 60, e eu acredito que pode reforçar os ensinamentos do Desafio Milionário do Tim Sykes.

Logo abaixo, apresentarei a você uma breve visão geral da Teoria e, em seguida, veremos dicas específicas para fazê-la funcionar como um day trader.

O Que é a Teoria da Fixação de Metas? 

Tudo começou com a pesquisa pioneira do Dr. Edwin Locke no final dos anos 60. Depois de gastar muito tempo estudando a definição de metas e a motivação, ele lançou um artigo em 1968 intitulado “Toward a Theory of Task Motivation and Incentives” (Rumo a uma Teoria de Motivação Para as Tarefas e Incentivos).

Em seu artigo, Locke afirmou que os funcionários são motivados por metas claras e um feedback apropriado. Ele dizia que trabalhar em direção a um objetivo fornece uma importante fonte de motivação para poder atingi-lo – o que, por sua vez, melhora o desempenho.

A sua pesquisa mostrou que havia uma relação entre o quão difícil e específica era uma meta e o desempenho das pessoas ao cumprir uma tarefa. Ele descobriu que metas específicas e difíceis levavam a um melhor desempenho de tarefas do que metas vagas ou fáceis demais.

Dizer a alguém para “trabalhar com afinco” ou “dar o seu melhor” é muito menos eficaz do que dar instruções específicas, como “tentar obter mais de 80% de êxito” ou “superar seu melhor tempo”. Uma tarefa fácil não desperta entusiasmo, por isso as metas difíceis são mais motivadoras do que as fáceis, pois trazem uma maior sensação de conquista, algo que você tem que se esforçar para alcançar.

Vários anos após a pesquisa, o trabalho de um outro pesquisador pôde expandi-la ainda mais. O Dr. Gary Latham estudou o efeito do estabelecimento de metas no local de trabalho e suas descobertas apoiaram as de Locke. A ligação inseparável entre a fixação de metas e o desempenho ideal no local de trabalho foi então formada.

Tempos depois, Locke e Latham publicaram juntos um trabalho intitulado “A Theory of Goal Setting and Task Performance” (Uma Teoria da Fixação de Metas e Desempenho de Tarefas). Neste documento, eles reforçaram a necessidade de estabelecer objetivos específicos e desafiadores, além disso, também delinearam três outras características para o estabelecimento de metas bem-sucedido.

Teoria da Fixação de Metas: Por Que Ela é Importante?

As informações que você leu acima sobre a Teoria provavelmente não o surpreenderam muito. Mas, na verdade, essa é uma ótima ilustração de como essa pesquisa foi fundamental.

Por causa do trabalho de Locke e Latham, a ideia de usar técnicas específicas para o estabelecimento de objetivos a fim de ter sucesso no local de trabalho tornou-se um padrão.

Isso, obviamente, levanta a questão: como você pode aplicar a Teoria em suas próprias metas?

Como a Teoria Funciona Para um Trader?

Aqui estão algumas das diferentes maneiras que você pode incorporar a Teoria em sua rotina no day trade:

Defina alvos específicos. Isso vai ajudar sua carreira de várias formas, principalmente por manter você motivado. Então, ao estabelecê-los, foque em coisas que realmente o estimulam. Mire alto, não baixo! Pagar empréstimo estudantil não é o sonho de ninguém. Isso é simplesmente um pit stop na estrada para o que você realmente quer da vida. Defina metas grandes e ousadas e as coisas menores geralmente se encaixam. Objetivos específicos e significativos ajudarão você a usar a Teoria da Fixação de Metas a seu favor.

Defina sub-objetivos. Permita-me esclarecer o que escrevi acima. Embora eu defenda a ideia de estabelecer objetivos grandes e inspiradores, também acredito que é importante dividi-los em partes menores. Por exemplo, se pagar seus empréstimos ou mensalidades da faculdade está te impedindo de progredir, então quitar essas dívidas seria uma meta secundária no caminho para realizar seu objetivo principal. Mas é apenas definindo alvos específicos de longo prazo que você poderá detalhar as etapas necessárias para alcançá-los.

Crie indicadores para avaliar seu crescimento. Conforme você adquirir mais experiência como trader, poderá usar seu próprio desempenho do passado como um indicador para a sua produtividade melhorar.

Por exemplo, digamos que você tenha tido sucesso em 6 de 10 trades no último mês. Você pode pensar em como aumentar sua média para 7 de 10 no mês que vem. Poderia ser outro desafio, mas basicamente a ideia aqui é usar seu desempenho no passado para tentar simplificá-lo e melhorá-lo no futuro. Isso torna o jogo divertido e desafiador.

Seja responsável. Se você faz parte da equipe do Desafio Milionário do Tim Sykes ou já é um trader de longa data, ter um mentor ou um colega para monitorar a evolução dos seus objetivos pode ser muito útil. Pode ser algo informal ou, digamos assim, mais agendado como um check-in de cinco minutos semanalmente. O fato de você saber que terá de discutir o progresso dos seus objetivos com frequência, aumenta sua motivação. Assim você tem mais chances de focar em suas metas!

Mantenha seus objetivos inspiradores. Assuma um compromisso de prestar contas consigo mesmo regularmente para avaliar seu progresso. E, mais do que isso, certifique-se de monitorar o quanto seus objetivos são inspiradores. Com o tempo, as prioridades e desejos podem mudar. Suponhamos que você começou com o sonho de comprar um carro de luxo, mas, por alguma razão qualquer, isso já não o estimula mais. Certamente, você precisará alterar sua meta para que ela fique mais alinhada com o que te mantém inspirado. 

No meu caso, por exemplo, conquistar uma riqueza física foi o que mais me motivou no início, e assim foi por um longo tempo. Agora porém, estou mais focado em caridade. Dê a si mesmo espaço para se adaptar.

Empregar os conceitos da Teoria da Fixação de Metas pode realmente te ajudar a melhorar sua carreira no trading. Isso não só te ensina a trabalhar em algo específico, como também ajuda a manter sua inspiração e motivação, o que é imprescindível para ser trader de sucesso!

Então, por favor, deixe um comentário abaixo se a Teoria da Fixação de Metas faz mais sentido para você agora!

Share