Volatilidade do Mercado: 8 Dicas Para Traders Lidarem Com o Mercado

Essa é uma semana MUITO empolgante para os meus alunos do desafio de trading, porque não um, não dois, mas três webinários ao vivo do meu primeiro aluno milionário AQUI, do meu segundo aluno milionário AQUI e um dos meus futuros alunos milionários AQUI… Os três não só são independentes, mas também autossuficientes. E assim se tornaram MUITO bons em me ajudar a ensinar e mentorar outras pessoas, então eu estou MUITO animado!

Faça o download dos pontos principais desse post em PDF.

Em termos de mercado global, bom, aí já é outra história, porque, embora não seja necessariamente previsível, há momentos em que a volatilidade do mercado impacta o trade de penny stocks, como agora. Épocas assim podem ser realmente difíceis para traders, cujos processos tão cuidadosamente elaborados passam a não funcionar tão bem… Então você precisa aprender a navegar pelo mercado independente do que estiver acontecendo.  

Então o que um trader pode fazer quando o mercado global estiver imprevisível? Aqui, eu dou algumas dicas sobre como lidar com esses tempos difíceis e como manter a calma, para que a coisa toda não entre numa espiral. Essas dicas vão te ajudar a se manter na linha e se tornar um trader melhor.

1. Tente identificar a razão para a volatilidade do mercado. Às vezes, se você cavar um pouco, você pode identificar o que está causando os rápidos altos e baixos do mercado. Por exemplo, às vezes, tem um evento nos noticiários do mundo todo que pode afetar o mercado e é bem fácil de se identificar.

Outras vezes, você pode atribuir a coisa apenas à inevitabilidade… Como eu acredito que está acontecendo agora, depois de MUITOS anos sem movimentações significativas. Interessantemente, o mercado costuma ficar imprevisível depois de muitos meses de calmaria.

Isso para dizer que, quando parece que o mercado ficou estável por muito tempo e depois volatiliza, é algo que é natural até determinado nível. O entusiasmo e a confiança podem ficar mais fortes nas épocas mais calmas, o que pode fazer as coisas parecerem mais assustadoras quando o mercado dá uma virada.

2. Reconheça que o mercado virou. Principalmente se você vem se dando bem no mercado, uma virada para a volatilidade pode ser difícil de digerir. Afinal, você vem trabalhando e elaborando seus cenários, aperfeiçoando seus métodos e ganhando um dinheiro confiável. Uma flutuação no mercado pode levar seus métodos de trading de eficazes a aparentemente ineficazes em um instante.

Infelizmente, como eu frisei na minha videoaula AQUI ontem, você precisa aceitar. Ficar tentando fazer os trades funcionarem como antes provavelmente não vai te dar muito retorno. Isso não significa que seu cenário seja falho ou que você esteja fazendo trades ruins, mas você simplesmente precisa mudar sua mentalidade e métodos para se adequar à situação atual do mercado.

3. Avalie outras oportunidades em potencial. Chegou a hora do papo “quando fecha uma porta, abre uma janela”. Quando o mercado está volátil, em vez de focar em como eram as coisas no passado, olhe para o futuro. Avalie outros investimentos e oportunidades em potencial.

Por exemplo, essa pode ser a hora de voltar mais suas atenções para a venda a descoberto ou outra técnica de trading que você tenha hesitado em adotar no passado. Quando o mercado muda, você tem que ser capaz de mudar com ele, mesmo que isso signifique sair da sua zona de conforto. É por isso que eu adoto vários estilos diferentes de trading com a equipe do Desafio Milionário do Tim Sykes.

4. Volte a focar na sua educação. Quando o mercado está volátil, é o momento perfeito para se reorganizar metendo a cara nos livros. Expandir seu conhecimento sobre como trading funciona em geral sempre funciona aqui, então pode ser útil dar uma olhada de atualização no meu Guia Online de Trading de Penny Stock ou revisitar meus ensinamentos com o Desafio Milionário do Tim Sykes.

É também um bom momento para observar como períodos de volatilidade do mercado se deram no passado. Analisar como traders ganharam dinheiro em períodos anteriores de volatilidade pode te ajudar a decidir que direção tomar.

5. Veja quem está ganhando dinheiro. Mesmo durante momentos de volatilidade no mercado, tem alguém ganhando dinheiro. E quem é dessa vez? Esse aluno meu está indo muito bem agora, veja como ele está fazendo isso! Destrinche o que eles estão fazendo. Você não deve jamais copiar as técnicas deles, mas, normalmente, se você prestar atenção ao estilo geral de traders que estão ganhando dinheiro em épocas de volatilidade de mercado, você pode pegar dicas de como proceder e fazer trades de sucesso também!

Por exemplo, se você vir que quatro traders diferentes estão ganhando dinheiro vendendo a descoberto ações de empresas de tecnologia, pode ser que essa seja uma tendência que vale a pena considerar. Nunca se sabe onde dá para arrumar uma boa ideia!

6. Lembre-se: pânico não é uma estratégia. Pânico pode fazer com que traders (e qualquer um, na verdade) façam coisas idiotas. Não caia na armadilha dos pensamentos desesperados que vêm junto com o pânico.

Pânico não é uma estratégia. O que é uma estratégia para sobreviver à volatilidade do mercado é um planejamento cuidadoso. Agora, mais do que nunca, enquanto o mercado passa por altos e baixos rapidamente, você precisa fazer planos de trading bem definidos, em que você determine seu cenário e sua estratégia de entrada e saída. Depois, você precisa se manter fiel a ele. Pode não ser glamoroso, mas é a melhor maneira de sobreviver à volatilidade.

7. Consulte seu mentor. Quando o mercado está volátil, é o momento perfeito para se conectar com o seu mentor. Lembre-se, ele ou ela estão nessa há mais tempo do que você, e provavelmente já passaram por momentos de volatilidade antes.

Frequentemente, seu mentor pode dar insights sobre o que acontece em períodos de volatilidade, e certamente pode oferecer palavas de sabedoria para você sobreviver a esses momentos desafiadores.

8. Não desista. Você pode ficar tentado a desistir quando o mercado fica volátil. Depois que você ganha confiança e habilidade em um mercado mais tranquilo, pode parecer que puxaram seu tapete.

A mudança é inevitável e períodos de volatilidade do mercado são parte do jogo. Se você desistir agora, você nunca vai saber do que é capaz de fazer. São esses os momentos que te definem como trader. Você tem o que precisa para passar por isso tudo?

Quando o mercado se torna volátil, pode ser um momento difícil para qualquer trader, independente do seu nível de experiência. Seguindo essas dicas, você conseguirá mais facilmente ficar por cima quando as coisas ficarem difíceis, para não só sobreviver, mas para ter sucesso como trader. Se você consegue lidar com tempos difíceis, você estará melhor preparado para se dar bem e fazer trades bem sucedidos nos momentos mais fáceis!

Como você está lidando com essa volatilidade do mercado? Seja honesto comigo e consigo mesmo, e deixe um comentário abaixo, porque talvez eu possa te ajudar!

Share