Investimento Com Retorno Rápido: Investindo na Venda a Descoberto

ÚLTIMO ÚLTIMO ÚLTIMO ÚLTIMO final de semana desta oferta de 50%+ AQUI em newsletters e AQUI em DVDs. Recebi pedidos de mais de 300 procrastinadores que pediram para estender a promoção por mais alguns dias. Desculpe-me, eu já aumentei o prazo em uma semana, então esse é a última oportunidade… aproveite essas ofertas, temos que investir na sua educação, vídeo-aulas como estas são o segredo para o seu sucesso:

Ontem eu publiquei vídeo-aulas muito importantes sobre o que exatamente é a SSR (restrição de venda a descoberto), e eu incentivo tooooodos os assinantes da minha newsletter a assistirem elas o mais rápido possível, já que influencia todos os meus trades de venda a descoberto, mesmo alguns dos long trades (quando eu compro antecipando um aperto breve).

Faça o download deste conselho de um trader bilionário.

Eu consegui meu primeiro milhão comprando ações, mas consegui o meu segundo principalmente com ações a descoberto. Mesmo que agora eu compre e venda ações, adoro falar com pessoas que praticam venda a descoberto e ouvir seus conselhos.

Aqui estão algumas citações geniais de alguns dos melhores investidores de venda a descoberto na história, Jim Chanos. (https://www.businessinsider.com/jim-chanos-best-quotes-2013-11?op=1)

Image via Screenshot via Bloomberg TV
Imagem via Screenshot via Bloomberg TV

Jim Chanos ficou famoso quando apostou contra a Enron quando nenhum outro o fez.

Vamos analisar alguns das outras citações geniais da sua carreira com venda a descoberto.

“Pesquisa primária é crucial, e menos pessoas a fazem do que você pensa”.

REUTERS/Lucas Jackson
REUTERS/Lucas Jackson

Chanos acha que investidores deveriam começar pesquisando os novos arquivos de uma empresa antes. Deveriam ficar de olho na linguagem nos mais recentes, e depois ler de trás para frente.

“Leia as convocações para assembleia geral dos acionistas, que usualmente são ignoradas e cheias de ótimas informações.  Ao fazer isso e passar uma noite ou duas com esses documentos, você pode ter uma visão bastante compreensiva de uma empresa.  Então comece por aí e continue. Assim, você analisa antes as fontes mais imparciais.

“Pessoas recebendo sua parte do balanço tentarão distorcer as coisas, e relatórios de analistas obviamente terão um ponto de vista. Não há nada de errado com isso, pois, com sorte, você terá lido os fatos diretos antes”.

Fonte: Graham & Doddsville

“Nada é melhor do que começar com documentos de fonte”.

Chanos disse que o mais importante para se dar bem nesta indústria é saber que “nada é melhor do que começar com documentos de fonte”.

“Então eu ensino aos meus alunos e analistas: comece com os arquivos do governo, os SEC filings, então siga para relatórios da mídia, depois vá para o balanço e outras pesquisas. Crie um caminho para fora. A maior parte das pessoas faz seu caminho para dentro”.

Fonte: Graham & Doddsville

“A função mais importante que investidores de vendas a descoberto trazem ao mercado é que eles são detetives financeiros em tempo real”.

Chanos admite que investidores de vendas a descoberta têm incentivos financeiros para descobrir fraudes, mas enfatiza que eles estão muito mais à frente nisso do que reguladores.

“Eu sempre disse que a comunidade de regulamentação e a comunidade de apoio à lei são os arqueólogos financeiros. E isso não é um insulto a eles, mas eles te dirão o que aconteceu claramente, analisando o passado e buscando entre os escombros de muito dinheiro perdido”.

Fonte: Bloomberg TV (https://www.bloomberg.com/video/short-sellers-are-financial-detectives-chanos-says-wdktUwRcSbiJVXXnvGK8Sw.html)

“Ao investir, você pode estar muito certo, mas temporariamente bastante errado”.

Umas das primeiras ações que Chanos analisou para a Gilford Securities foi Baldwin-United. Ele percebeu que, quando os reguladores das subsidiárias de seguro de Baldwin estavam ameaçando declará-las falidas, inúmeras corretoras estavam recomendando as ações.

“Eu recomendei uma posição curta na Baldwin-United de US$ 24 com base na linguagem no 10-K e 10-Qs, anuidades não econômicas, problemas de vantagem e diversos outros problemas. As ações imediatamente dobraram. Essa foi uma boa introdução ao fato de que, ao investir, você pode estar muito certo, mas temporariamente bastante errado”.

“Eu publiquei outro relatório no começo de dezembro de 1982 com as ações em US$50 e enfatizei minha afirmação com mais evidências que haviam surgido no meio tempo. Fui para casa visitar meus pais para o Natal e recebi um telefonema de Bob Holmes, me dizendo que eu receberia um ótimo presente de Natal – o regulador de seguros do estado havia apreendido as subsidiárias de seguro de Baldwin-United. Baldwin declarou falência logo depois.”

Fonte: Graham & Doddsville

“Nós tentamos nos focar em negócios nos quais algo está errado”.

Chanos explicou como ele vende uma empresa a descoberto:

“Nós tentamos não vender a descoberto na avaliação de uma empresa, mas, a determinados preços, até mesmo negócios razoavelmente bons serão boas vendas a descoberto devido a limitações de crescimento. Tentamos nos focar em negócios nos quais algo está errado”.

Melhor ainda, nós procuramos por empresas que estão tentando – usualmente de forma legal, mas agressiva – esconder o fato de que algo de errado está acontecendo com sua contabilidade, política de aquisição entre outras coisas. Essas são nossas ideias básicas.”

Fontes: Graham & Doddsville

“Há uma grande diferença entre um investidor focado em compra comum e um bom vendedor a descoberto”.

“Eu costumava pensar que bons vendedores a descoberto poderiam ser treinados como investidores focados em compras comuns, porque deveria ser o mesmo conjunto de habilidades; você está analisando os números, avaliando os negócios, você está atribuindo um valor consolidado, e, com sorte, vê algo que o mercado não consegue enxergar.

Mas agora eu aprendi que há uma grande diferença entre um investidor focado em compra comum e um bom vendedor a descoberto. Essa diferença é psicológica e eu acho que ela recai sobre o campo de finanças comportamentais.”

Fonte: Graham & Doddsville

“Você precisa conseguir suportar ouvir que está errado a todos os momentos”.

Chanos acha que, até um certo nível, “o temperamento de um bom vendedor a descoberto provavelmente é genético”. O conjunto de habilidades entre outros investidores, especialmente investidores em valor, é amplamente similar em termos de pesquisa exigida, mas é a disposição mental que é diferente.

“Você precisa conseguir suportar ouvir que está errado a todos os momentos. Vendedores a descoberto são acusados de estarem errados toda hora. Muitas pessoas não conseguem trabalhar bem em um ambiente de incentivos negativos e venda a descoberto é a maior profissão de incentivo negativo, já que você está apostando contra o dinheiro de muitas pessoas com conhecimento financeiro que querem provar que você está errado. É preciso ter um certo temperamento para aguentar isso”.

Fonte: Graham & Doddsville

“Se todos sabem que você vai imprimir dinheiro… entende… seja bem-vindo ao Zimbábue”.

Chanos alega que nenhum país pode imprimir o próprio caminho até a riqueza. Aqui ele explica sobre danos morais, resgates e fexibilização quantitativa:

“Certamente é um problema com a composição de interesses. Ao chutar isso para frente, ele cresce além da nossa habilidade de deixá-lo para trás. Esse é o real problema. É isso que estamos enfrentando na Grécia, estamos enfrentando isso nos estados dos EUA, nos municípios, que estão enfrentando grandes problemas demográficos e de orçamento. Tudo isso é composto em uma taxa maior do que aquela em que as economias em depressão conseguem resolver os problemas. …Você pode enganar as pessoas por um tempo, mas depois disso elas não vão desejar fazer negócios com você”.

Fonte: CNBC (https://video.cnbc.com/gallery/?video=1486704012)

“Nós continuamos chutando o problema para frente. Mas talvez agora estejamos no momento em que o problema vai nos chutar de volta.”

Chanos repudiou a resolução de band-aid para os problemas econômicos da Europa e dos EUA:

“E eu acho que as pessoas não querem ver essas soluções superficiais ou uma solução de monetização da dívida, elas querem ver uma mudança real e não vão obter isso nem na Europa, nem nos EUA.”

Fonte: Bloomberg (https://www.bloomberg.com/video/73632898-brynjolfsson-chanos-on-u-s-credit-rating-cut.html)

“Mesmo que eu ouça o barulho para ter certeza de que não há informações novas das quais eu precise saber, eu não me preocupo com a maior parte delas”.

Jim Chanos diz que há muito barulho na comunidade de investimentos, em termos do que é dito por repórteres, por relatórios de análise e de rumores. Para vendedores a descoberto, a maior parte disso é uma “uma cacofonia de incentivos negativos”:

“Basicamente, estão dizendo para você que está errado de todas as formas possíveis todos os dias. É preciso um certo tipo de indivíduo para ignorar esse barulho e todo o inventivo negativo e lembrar-se de que seu trabalho é correto, enquanto o que estão ouvindo definitivamente não o é.

…Mesmo que eu ouça o barulho para ter certeza de que não há informações novas das quais eu precise saber, eu não me preocupo com a maior parte delas. Você precisa ter a habilidade de ignorar o que Wall Street diz. Eu percebi que para ser um bom vendedor a descoberto, além de ter o conjunto de habilidades necessárias, é preciso ter a mentalidade certa. Eu acredito que é por isso que muitos grandes investidores em valor não são bons vendedores a descoberto”.

Fonte: Graham & Doddsville

“Grande parte do que acontece na sua vida é fruto do acaso e da sorte”.

Ao analisar sua carreira e a forma como ele chegou aonde está hoje, Chanos disse:

“Grande parte do que acontece na sua vida é fruto do acaso e da sorte. De muitas formas, essa é a lente pela qual eu vejo minha própria carreira. Se o buyback de ações do McDonald nao tivesse acontecido, talvez eu não teria saído da Blyth e provavelmente ainda estaria fazendo negócios e me sentido miserável. Para me juntar a outra empresa e a primeira delas para a qual eu olhei se tornar uma grande fraude financeira também foi boa sorte”.

Fonte: Graham & Doddsville

“Se você tiver uma ideia e acha que precisa correr um risco profissional para realizá-la, faça isso cedo em sua carreira”.

Chanos acha que se você tem que correr algum risco, faça-o cedo.

“A vida se intromete — já que quando você fica mais velho acaba tendo mais responsabilidades e a sua capacidade de correr riscos se reduz.  Se você tem 25 anos e tem uma ideia ótima e fracassar, ninguém vai te culpar, e futuros empregadores e investidores podem te admirar por isso. Então se você realmente quer ir atrás de algo, faça isso enquanto é jovem — terá mais energia e poderá passar por mais riscos financeiros e profissionais. Se a ideia não der certo, você ainda tem toda a sua vida pela frente.”

Fonte: Graham & Doddsville

Dê uma olhada nas outras 22 citações no Business Insider. (https://www.businessinsider.com/jim-chanos-best-quotes-2013-11?op=1)

Share