Eventos Fundamentais do Position Trade: Vantagens da Estratégia

Esta é a segunda parte de uma incrível trilogia sobre os fundamentos de position trade!

Na primeira parte você pode conferir uma visão geral sobre position trade, escrita por um aluno do desafio de trading muito talentoso e cheio de potencial.

Position trade envolve manter uma posição aberta por semanas ou meses. Pode ser por algumas horas ou até por mais de um ano. É diferente de outros estilos de trade porque não existem limitações plenamente definidas. O day trade envolve fechar posições no fim do dia, apesar de eu já ter visto essa regra ser mais quebrada do que seguida. No entanto, seria por um dia ou dois no máximo. O swing trade pode continuar por alguns dias ou até passar disso, dependendo da tendência. Contudo, esse é um puro estilo técnico de trade. O position trade mistura os dois com uma abordagem mais longa.

Talvez você veja algumas definições que aglomeram os position traders com os traders de longo prazo, que chegam a envolver meses. A semântica sempre é algo incômodo. Semanas também são incluídas em position trade. Três semanas é mais tempo do que a maioria dos trades técnicos.

Os fatores fundamentais geralmente informam decisões de compra e venda quando se trata de position trade. Existem alguns eventos que são mais comuns que outros que as pessoas procuram. Nada é perfeitamente uniforme e apenas a experiência pode te fazer entender como as coisas realmente funcionam. O position trade é um pouco mais fácil no cronograma, mas não é tão mais fácil do que qualquer outro estilo. Pode até te dar um espaço para relaxar, mas também requer uma maior variedade de habilidades do que os estilos de trade unidimensionais, como os de buy-and-hold ou swing trade.

Relatórios de Ganhos
Relatórios de ganhos, por serem regulares, são esperados por todos os traders. Até mesmo aqueles que estão focados em análises técnicas devem considerar o efeito de surpresas em cada direção. Surpresas são apenas surpresas porque é praticamente impossível prever uma grande diferença das expectativas. Você pode começar ou terminar uma posição com um bom relatório de ganhos. Também existe a possibilidade de aproveitar uma tendência com um relatório de ganhos positivo ou negativo. O relatório de ganhos pode sinalizar o futuro em potencial da empresa.

Você também pode terminar um trade com um relatório de ganhos. Se você está acompanhando a empresa por algum tempo, pode esperar por algumas coisas no relatório de ganhos. É a regularidade dos relatórios que faz com que eles sejam tão importantes para os trades. São o único evento com o qual você pode contar sempre.

Baixe a versão em PDFdesse post.

Você vai querer prestar atenção às chamadas de conferência dos ganhos. Ao ler os relatórios, você está olhando para o último trimestre. Isso pode até ser interessante, mas é a chamada de ganhos que provavelmente é o mais importante. Isso inclui projeções para o futuro.

Takeover ou Notícias Sobre Aquisições
Lembre-se que o alvo do takeover é quem se beneficia e que a empresa fazendo o takeover provavelmente vai sofrer uma queda. O motivo é que a empresa fazendo o takeover normalmente tem que “pagar um prêmio”, o que, na verdade, é um jeito melhor de dizer que ela está pagando a mais. Além disso, o mercado costuma esperar que a empresa pague a mais no geral e não apenas por causa do prêmio. Takeovers têm bastante promessas, como sinergias e novos mercados, mas esses nem sempre acontecem de verdade. O risco é da empresa que faz a aquisição.

É comum escutar boatos de um takeover ou de negociações antes do anúncio oficial ser feito. Os preços aumentam quando os boatos acontecem e a maioria deles é infundada. O position trade através de vendas a descoberto é menos comum, já que é raro manter um ativo aberto por muito tempo, mas pode acontecer, se uma empresa cai rapidamente e te dá um espaço para respirar. Os downtrends de ganhos também acontecem. Em uma escala de tempo menor, quando o boato se prova falso, as ações costumam cair pelo menos até o nível antigo em que estavam. O mesmo acontece se houver um breakdown nas negociações.

Por outro lado, se os boatos levarem a negociações formais e, por fim, a um acordo verdadeiro, a ação pode se mover ainda mais. Não existe um jeito de determinar o quanto ou se uma empresa de takeover vai cair, mas o alvo pode, no mínimo, atingir o nível do acordo em si. Essa é uma das poucas vezes em que existe a garantia, mas só se o acordo for fechado de fato. Nesse caso, não tem como voltar atrás. Muitas vezes sai a notícia que uma empresa está procurando por um comprador e isso pode levar meses. Isso representa uma oportunidade de ocupar um cargo.

Considerações Finais
Existem outros eventos comuns, mas eles normalmente são específicos para a indústria. Sempre existem eventos únicos que afetam as empresas e estes devem ser analisados no curso de uma pesquisa normal. Este é o lado fundamental do position trade. Também existe uma análise técnica mais completa envolvida. Os fundamentos são mais do que apenas eventos, porque quando você está segurando uma empresa por semanas ou meses, os aspectos internos dela são importantes. Por exemplo, grandes dívidas e baixa renda representam bandeiras vermelhas, mesmo que os ganhos aparentem estar bons.

Share