Psicológico do Investidor: Preparo Mental de Um Trader de Sucesso

Para se tornar um trader melhor e meu novo estudante do Desafio Milionário de Trading, você VAI TER que melhorar a sua psicologia do investidor. Afinal de contas, o fato é simples: não existem emoções no mercado de ações. Mas como pessoa, você as possui.

Muitos traders podem cair na armadilha de considerar as flutuações e a volatilidade do mercado de forma pessoal e essa amargura/ignorância pode levar à grandes erros de julgamento e à ações impulsivas.

A solução é bastante simples: melhore a sua psicologia de investidor com relação ao trading. Melhorando o seu psicológico, você pode punir-se mentalmente até se tornar um trader mais forte e aumentar a sua tolerância ao risco. Incerto de como aumentar o seu QI emocional para o trading? Aqui eu ofereço algumas dicas úteis sobre como fazer isso.

1. Coloque-se no estado mental correto. Como trader, você pode se beneficiar das boas conversas animadoras e exercícios motivacionais. Lembre-se que, antes do seu dia de trading começar, os preços das ações não são pessoais. Isso pode ser de grande ajuda. Reservar alguns momentos para se manter centrado e ter certeza de que sua cabeça ainda está no lugar pode prevenir a tomada de decisões impulsivas. Você pode não conseguir remover totalmente as emoções da equação, mas isso pode ajudar a reduzir danos em potencial quando você tiver que domar decisões rápidas.

2. Possua uma boa base de conhecimento. Uma das melhores maneiras de melhorar a sua psicologia do investidor é aumentando o seu conhecimento. Possuir uma forte base de conhecimento sobre como funciona o trading fará com que você tome melhores decisões, tanto a longo quanto a curto prazo.

O Desafio Milionário do Tim Sykes é feito para dar aos traders um conhecimento aplicável e útil. Nós levamos a coisa toda um pouco além do básico do trading, explicamos como utilizar o conhecimento e as técnicas de trading para de fato fazer dinheiro. Possuir esse conhecimento te traz uma base muito melhor para apoiar as suas decisões na hora do trading.

3. Imagine a vitória. Atletas Olímpicos visualizam a vitória deles com detalhes. Pode não fazer com que eles de fato ganhem a ouro, mas com certeza isso impacta na performance deles. Por que não fazer o mesmo com trading? Visualizar como você se sentiria quando vencesse, ou quando ganhasse uma grande quantia com seus trades, pode motivar você e pode levar você a descobrir os verdadeiros passos que você pode tomar para alcançar esta realidade.

4. Imagine a derrota. Visualizar uma grande vitória é importante, mas você também deveria separar alguns momentos para considerar como seria se você perdesse uma grande quantia também. Imaginar o pior cenário não é um exercício para tornar você em um do-contra. Ao invés disso, é um exercício preventivo que pode evitar que você cometa erros bobos. Ao considerar o pior que pode acontecer, você pode agir proativamente para evitar tal consequência.

5. Lembre-se de que está lidando com dinheiro de verdade. Alguns trades guardam, de fato, uma pilha de dinheiro próximo ao seu local de trabalho. Por quê? Um lembrete. Mas do que? De dois pontos-chave.

Por um lado, ver o dinheiro pode ser motivador de que você está indo bem como um trader. Por outro lado, e possivelmente mais importante, o dinheiro funciona como um lembrete de que você está lidando com dinheiro de verdade.

Ao fazer trading online, esquecer que os números na sua tela representam dinheiro de verdade pode ser bem fácil. Estes dólares que você vê na tela pertencem de fato a você. Lembre-se disso e você, com certeza, irá tomar melhores decisões com o seu dinheiro. Isso significa que vai ser mais provável que você faça as coisas que eu sempre falo para os membros do Desafio Milionário do Tim Sykes: fazer um plano de trading, pesquisar e ser meticuloso com seus tradings.

6. Observe os hábitos dos traders de sucesso. A imitação é uma forma sincera de elogiar. Quando se trata de trading, você nunca deve copiar outro trader exatamente. Por fim, isso se deve ao fato de existirem muitas variáveis no trading para que seja possível copiar os métodos de outra pessoa exatamente e esperar prosperar.

Dito isso, observar as características positivas dos traders de sucesso e incorporar os aspectos dos métodos deles no seu próprio método, pode ser extremamente eficiente para o seu desenvolvimento. Juntar os pedaços dos métodos de sucesso que funcionaram com ou outros pode torná-lo mais forte como um trader. E também pode ajudar você a perceber os efeitos positivos de uma boa psicologia do investidor.

7. Prática, prática e mais prática. Você raramente vai ser bom em algo na primeira vez que você tentar. Com o trading, isso não é diferente. O tempo pode (e vai) ser o seu melhor professor. A prática é também a melhor e mais confiável maneira de fortalecer a mente e da forma necessária para o trading e para melhorar a sua psicologia com relação ao trading.

Todas as dicas mostradas nesta postagem funcionarão melhor se você der a elas tempo e prática. Nenhuma delas foi feita para ser executada somente uma vez, ou a eficácia delas seria limitada.

8. Observe o seu progresso com o passar do tempo. Uma das melhores maneiras de aumentar a força da sua psicologia do investidor é monitorando, observando e documentando o seu progresso com o passar do tempo… use a função deste software de paper-trading.

Uma das melhores maneiras de fazer isso é fazendo anotações diárias em uma linha do tempo. Isso pode ser em um documento no seu computador ou escrito em um caderno. Mas mantenha um registro do que você está fazendo como um trader. Documente o seu sucesso, e veja se consegue identificar tendências ou coisas que você fez que fizeram você ganhar dinheiro com certeza. Não se esqueça de também manter um registro das coisas que você fez que fizeram você perder tempo e dinheiro.

Com o tempo, este registro vai funcionar muito bem como um recurso para rastrear e melhorar o seu trading e aumentar a sua clareza mental em cada um dos seus tradings.

Fazer trading é extremamente psicológico. Ao investir o seu tempo e energia para melhorar o seu psicológico, você se beneficiará mentalmente também. Siga estas dicas religiosamente e você verá os seus resultados melhorarem.

Como anda a sua psicologia de investidor? O que você pode fazer para melhorá-la?

Share